quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Novo Conceito de Circulação para a Frente Tejo

No passado dia 11 de Dezembro a Câmara Municipal de Lisboa aprovou lançar para discussão pública a proposta nº 1222/2008 (consulte aqui) sobre "Novo Conceito de Circulação para a Frente Tejo, entre Santa Apolónia e o Cais Sodré".

Esta proposta prevê a alteração do trânsito, como o nome indica, "(...) entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré."

Porém esta alteração não afecta apenas esta "Frente Tejo" mas sim uma vasta área da cidade de Lisboa, onde estão previstas um conjunto de intervenções que poderão ter consequências perversas (alargamento de faixas, redução de estacionamento, etc).

Abreviando, trata-se de, num curto espaço de tempo, promover uma alteração significativa aos hábitos dos lisboetas bem como a um conjunto substancial de obras por toda a cidade de forma a permitir estas alterações.

Este projecto está em discussão pública.

Conheça o projecto através deste link:
Conheça todos os elementos através deste 'link':
Está de acordo com esta intervenção?

Deixe-nos aqui o seu comentário e a sua perspectiva sobre este assunto.

6 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero dar os parabéns pela iniciativa.
O Blog da nossa Secção está bom, porém tem algumas limitações (espero que interpretem esta crítica de forma construtiva) e o facto de não podermos comentar sobre algumas das notícias é de facto um problema e uma forte limitação à nossa participação.
Sobre esta notícia gostava de deixar uma pergunta:
É verdade que a Avenida Álvares Cabral, bem como a Infante Santo são para alargar a mais faixas de rodagem? E como fazem na Rua da Estrela? Constroem um túnel por baixo do Jardim?
Cumprimentos

Anónimo disse...

Caros Companheiros,

Grave, grave é o que se pretende na rua do conde redondo...

Anónimo disse...

Bom, não posso deixar de vos felicitar.
Isto porque está provada a eficácia deste novo modelo de "denúncia" e debate que promoveram.
É que o site da CML, na quarta feira passada (dia 21) continha um conjunto muito extenso de elementos sobre este "plano" e hoje voltei lá para ver se disponham de mais algum ou até se já tinham disponibilizado um modelo para fazer uma intervenção no âmbito da discussão pública e eis que... retiraram a maioria dos elementos que disponibilizavam, reduzindo apenas para dois: a proposta e um plano.
Felizmente tinha já descarregado os outros ficheiros...
Quanto ao projecto em si, faço um apelo à Secção: que procurem por todos os meios denunciar esta enormidade!
Obrigado

Anónimo disse...

Alguém me pode explicar porque carga de água é que pretendem retirar todo o trânsito da baixa? É que estas alterações podem alterar hábitos e rotinas dos Lisboetas (profissional, turismo e comércio) e que se constroem ao longo de décadas e que não podem ser mexidas de um dia para o outro...

Anónimo disse...

Acabei de ver uma peça na RTP 1 sobre o Automovel Club de Portugal (ACP) querer fazer uma providência cautelar por causa do desvio do trânsito na Baixa.
Trata-se do mesmo projecto, correcto?
Bem Hajam pela vossa iniciativa de denunciar atempadamente esta questão e lançarem o debate sobre esta matéria.
Esta é, de facto, uma discussão pública!
Aproveitava para saber quando reune a Comissão Política e se é possível participarmos?
Cumprimentos

CPS - D disse...

Caros Companheiros,
Começamos por agradecer, não só a vossa participação neste debate mas também pelos vários contributos que nos enviaram por email.
Vimos informar de que a CPS irá promover um debate sobre esta matéria, bem como preparar um conjunto de iniciativas que visem a denúncia pública do violento impacto negativo que este plano poderá trazer à qualidade de vida de centenas de milhares de Lisboetas (já que se trata de alterações que trarão alterações significativas numa parte muito significativa de lisboetas).
Saudações Social Democratas